quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mentira


Hoje eu menti pros meus alunos.
Primeiro me perguntaram se eu acredito em deus.

Contextualizando: periferia da periferia, último ano do Ensino Médio, noturno, a maioria trabalha o dia todo, quase dorme em sala de cansaço, vive numa pobreza absoluta. Deus pra eles é a única esperança.

Fiquei com medo de dizer que não acreditava. Era negar a vida deles.
Visto que sou professora de filosofia, eles esperavam que eu dissesse que não acreditava, mas iam pedir justificativas.

E justificar que você não acredita que aja algo que vá além do que seus olhos alcançam, que não existe nada que vá lhe salvar a hora que você não agüentar mais... Naquele contexto è no mínimo cruel.

Mas fazia tempo que não mentia sobre mim pros meus alunos. É ruim.

Mas vendo-os falarem de deus e suas peripécias, por um instante eu queria acreditar também, pra achar que a vida deles mudaria um dia, ainda que no paraíso celestial.