quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Empatia



E as resoluções tidas como tão coerentes por vezes aparentam uma fragilidade descomunal. Através do véu vê-se a instabilidade, a delicadeza e o medo. E como conciliar tamanha inconsistência com demasiada verborragia?

"Aos vinte e seis [sete] anos, já deveria ser uma beata e não passo da mais devassa de todas as mulheres... Não se pode ter uma idéia de tudo quanto imagino, de tudo quanto quisera fazer; acreditava que, me limitando às mulheres, conseguiria tranquilidade; que meus desejos, uma vez concentrados em meu sexo, não transbordariam sobre o seu. Quiméricos projetos, meu amigo, os prazeres de que desejava me privar pareceram-me ainda mais tentadores e me apercebi de que, quando se nasceu para a libertinagem, é inútil querer dominar-se: os fogosos desejos irrompem com mais força."